Está pensando em contratar redator freelancer para criar conteúdos? Então veja neste artigo se realmente vale a pena contratar esse profissional!
Ao ter um site, blog ou perfil nas redes sociais, é comum ouvir falar sobre a produção de conteúdo de qualidade. Contudo, nem todos sabem como produzir conteúdos estratégicos e a maioria nem mesmo tem tempo para criar conteúdos. Por isso, procurar por quem faça o serviço de planejamento, escrita e otimização, é fundamental para muitos empreendedores digitais.
Nesse quesito entra a contratação de redatores freelancers, que são profissionais capazes de produzir conteúdos com base em suas estratégias. Mas será que realmente vale a pena contratar um redator freelancer? É isso que você descobrirá neste artigo!
Conteúdo
O que faz um redator freelancer?
Redator freelancer é um profissional que atua em áreas como produção de conteúdo, planejamento, estratégia, marketing, revisão, entre outras. Geralmente, esse profissional atua em home office, alguns emitem nota fiscal, enquanto outros oferecem serviço terceirizado para agências de marketing digital.
O mais importante é que um redator freelancer é capaz de produzir conteúdos para seu site, blog e até mesmo redes sociais. Alguns também elaboram infográficos, descrições de produtos e até mesmo ebooks.
Veja os serviços de redação que eu realizo!
Trata-se de uma área profissional muito ampla e varia de acordo com os conhecimentos e formação de cada redator. Para quem é dono de empresa ou possui negócios digitais, o redator freelancer pode prestar serviços de planejamento e criação de conteúdos.
Além dessa diversidade de áreas de atuação, também é importante descrever algumas das principais funções de um redator freelancer. Veja a seguir quais são elas:
- Planejar pautas e tipos de conteúdos
- Pesquisar palavras-chave
- Fazer otimização SEO
- Escrever todo o conteúdo de forma original
- Testar o conteúdo em verificadores de plágio
- Utilizar ferramentas de marketing de conteúdo
- Utilizar ferramentas de SEO
- Definir ou estudar o público-alvo e a persona
- Elaborar conteúdos com base no funil de vendas
- Guiar o leitor até a compra ou contratação
- Fazer call to action
- Usar elementos gráficos
- Praticar técnicas de legibilidade
- Produzir conteúdo escaneável
- Atrair, encantar e engajar o leitor
Tudo isso faz parte das atividades realizadas por um redator freelancer, que acima de tudo, é contratado para escrever com muita qualidade.
Por que contratar redator freelancer?
Agora que você já sabe o que um redator freelancer faz, é importante considerar a seguinte pergunta: eu preciso contratar redator freelancer para produzir conteúdos? Para definir se vale a pena contratar esse profissional, é importante entender a necessidade de cada empreendedor ou negócio em atuação.
Se você quer posicionar sua empresa no topo dos buscadores online, quer aparecer no Google, conquistar a sua presença online e ter engajamento nas redes sociais, é fundamental ter estratégias de marketing de conteúdo. Logo, é preciso saber produzir conteúdo de qualidade, relevante e com foco no público-alvo. Agora você precisará responder às seguintes perguntas:
- Eu sei produzir conteúdo de qualidade?
- Tenho os conhecimentos necessários para otimizar, engajar e converter?
- Terei tempo suficiente para a criação de conteúdo?
Se você respondeu “não” para uma das perguntas acima, isso significa que você deve pensar na possibilidade de contratar um serviço de criação de conteúdo. Afinal, se você não tem conhecimento ou tempo para fazer os conteúdos do seu site, blog ou rede social, como pretende manter um público fiel, engajado e que trará resultados para sua empresa?
Por outro lado, é importante pensar em qual tipo de serviço de criação de conteúdo é mais interessante para seu negócio. Há basicamente três opções: contratar uma agência de marketing, contratar uma equipe de redatores internos ou contratar um redator freelancer.
Agência de marketing, equipe de redação ou redator freelancer?
Considerando que você precisará de ajuda para a elaboração de conteúdo em suas estratégias de marketing online, você provavelmente está em dúvida sobre qual serviço de redação contratar. Afinal, existem tantos tipos de serviços e meios de contratação que pode ser difícil decidir a melhor opção para o seu caso. Veja a seguir as principais características de cada uma dessas contratações.
- Agência de marketing: o serviço oferecido por uma agência de marketing está entre os mais caros. Geralmente, as agências possuem um time interno de redatores ou terceirizam seus serviços para freelancers. Contudo, elas costumam oferecer planejamento detalhado e gerenciamento de toda a estratégia de marketing.
- Equipe de redatores: essa é a opção menos usual, pois exige várias questões burocráticas como a contratação de funcionários, e pode ser um grande custo para sua empresa. Porém, é uma opção viável para quem tem um negócio na área de marketing, por exemplo.
- Redator freelancer: os serviços oferecido por um freelancer são mais acessíveis que os métodos de contratação anteriores. Contudo, é importante considerar que nem todos os freelancers têm a mesma formação, conhecimento e experiência. Além disso, muitos desses profissionais apenas elaboram o conteúdo, então você terá que planejar e organizar sua estratégia de marketing.
Qual é a melhor opção para o serviço de redação?
Mas afinal, qual é a melhor opção? Tenho que ser honesta com você, a melhor opção é aquela que atende melhor às necessidades da sua empresa!
Se a sua empresa precisa de uma consultoria completa, planejamento de marketing, estratégia de conteúdo e possui um bom orçamento para isso, encontrar uma boa agência de marketing pode ser a melhor opção. Caso você não precisa de toda essa consultoria e tenha um orçamento menor, contratar um freelancer pode ser a opção ideal. Já a contratação de uma equipe de redatores no regime CLT é viável apenas para empresas que atuam na área de marketing.
Veja as principais dúvidas sobre produção de conteúdo!
10 motivos para contratar redator freelancer
Ainda não sabe se contratar um freelancer é a melhor opção para sua empresa? Então veja a seguir 10 motivos para contratar um redator freelancer!
1. Economia de tempo
O primeiro motivo para você contratar um freelancer é que isso proporcionará economia de tempo para sua empresa. Produzir um conteúdo de qualidade leva horas e às vezes dias! Contudo, para manter uma presença online, é necessário produzir conteúdo continuamente. Sendo assim, isso significa que você ficaria preso a essa atividade constantemente, quando poderia estar dedicando esse tempo para cuidar do seu negócio.
2. Conteúdo otimizado para mecanismos de busca
Otimizar um conteúdo para os mecanismos de busca, ou aplicar técnicas de SEO, pode até parecer simples. Contudo, otimizar um conteúdo e manter uma leitura amigável, exige certo conhecimento. Afinal, o conteúdo deve ser agradável para o leitor e otimizado para os algoritmos.
Hoje em dia a maioria dos redatores freelancers possuem certificações em cursos específicos para otimização de conteúdos. Isso porque SEO é a base das diversas estratégias de marketing online. Sendo assim, se você não tem esse conhecimento, saiba que contratar um redator com conhecimento em SEO é a melhor forma de ter conteúdos otimizados.
3. Conhecimento sobre o nicho
Existem redatores que atuam apenas com nichos específicos. Outros preferem atuar de uma forma mais ampla diferentes mercados. Todavia, o fato é que você pode contratar um freelancer com conhecimento específico sobre o seu nicho. Por exemplo, se você a sua empresa é sobre oftalmologia, é possível contratar redatores que atuam apenas no nicho de saúde. Além disso, alguns profissionais possuem até mesmo faculdade em áreas cruciais para seu negócio. Sendo assim, esse é um conhecimento muito valioso que você poderá contratar.
4. Experiência com produção de conteúdo
Outro motivo muito importante é a experiência que o redator freelancer tem com a produção de conteúdo. Se você é novo nesses assuntos, sua experiência produzindo conteúdo é bem baixa se comparada a de profissionais que atuam produzindo conteúdo há mais de 5 anos, por exemplo. Logo, contratar um redator freelancer é o mesmo que trazer experiência em produção de conteúdo para suas estratégias.
5. Foco no core business
Esse motivo, se não o mais importante, é determinante para você que está pensando em contratar esse profissional. Aposto que como dono de empresa, prestador de serviço ou empreendedor digital você já possui muitas coisas com que precisa se preocupar. Portanto, ter que se dedicar à escrita, engajamento, gerenciamento de conteúdos e entender sobre técnicas de SEO, torna-se uma distração sobre o que realmente importa para sua empresa, que é o foco no core business.
Saiba que ao contratar um redator online você poderá focar nas questões da sua empresa e delegar essas atividades. Isso é otimizar tempo, trabalho e cuidar da gestão da sua empresa.
6. Utilização de ferramentas profissionais
Para quem não atua na área de marketing, pode ser inviável contratar ferramentas profissionais para a produção de conteúdo. Contudo, saiba que muitas dessas ferramentas são muito importantes e fazem a diferença na elaboração de artigos, textos, infográficos, posts para redes sociais e ebooks. No entanto, muitos redatores já utilizam essas ferramentas em seus trabalhos, então você não precisará contratá-las.
7. Planejamento, gerenciamento e execução
Os redatores estão se aperfeiçoando cada vez mais. Hoje em dia muitos oferecem serviços como planejamento, gerenciamento e a execução, que seria a produção de conteúdo. Sendo assim, os serviços oferecidos por esses profissionais estão cada vez mais completos e próximos ao que uma agência de marketing oferece. Contudo, com um custo menor e maior dedicação às estratégias do seu negócio.
8. Preços mais atrativos e maior competitividade
Primeiro, saiba que cada redator cobra por seus serviços de uma forma. Por isso, é comum encontrar tanta variação de preços por serviços similares. Contudo, se comparado à agências de marketing e aos custos de manter uma equipe de redação interna, contratar redator freelancer é mais barato.
Além disso, há uma enorme competitividade de profissionais neste mercado. Sendo assim, para você que deseja contratar, isso é uma grande vantagem. Quanto mais profissionais oferecendo o mesmo serviço, mais opções você terá para selecionar um profissional confiável e competente.
9. Contratação simples e fácil
Contratar um freelancer é muito mais simples e fácil do que adquirir esse serviço por meio de agências ou contratando uma equipe de redatores na modalidade CLT. Hoje em dia muitos freelancers oferecem nota fiscal, logo, isso dá uma enorme vantagem na contratação.
10. Resultados reais com pouco investimento
Considerando que é mais fácil e barato contratar um freelancer, saiba que os resultados que você espera para sua empresa poderão ser observados com um investimento menor, se comparado a serviços mais robustos como os oferecidos por agências de marketing. Em todo caso, saiba que com pouco investimento é possível ter resultados reais.
Eu mesma já tive a oportunidade de ajudar muitos clientes a rankear para várias palavras-chave com pouco investimento. Por exemplo, se você contrata um serviço de 4 artigos por mês, sendo que cada conteúdo possui o valor de R$ 50,00, pagará apenas R$ 200,00 por mês. Tudo isso permitirá atualizar seu blog com pesquisa de palavras-chave, conteúdo original, otimizado e focado em seu público-alvo.
Já os serviços oferecidos por um agência, por exemplo, costumam ser a partir de R$ 1.000,00 por mês. Essa comparação é com base na mesma quantidade de conteúdo! Saiba que com apenas 4 artigos por mês, sendo 1 por semana, já ajudei clientes a aumentar em mais de 100% o tráfego orgânico.
Vale a pena contratar redator freelancer?
Por fim, a pergunta que não quer calar: vale a pena contratar redator freelancer? Agora que você já sabe o que um redator pode fazer por seu negócio, aposto que é mais fácil compreender se vale a pena contratar serviços de redação de um freelancer. Contudo, antes de dizer se vale a pena é importante considerar alguns fatores, tais como:
- Condições de pagamento exigidas
- Experiência profissional
- Conhecimentos específicos (SEO, semântica, API, Copywriting)
- Portfólio
- Serviços oferecidos
- Itens inclusos em cada serviço (consultoria SEO, planejamento estratégico)
- Orçamento passado pelo redator
Considerando todos esses fatores, você poderá dizer se vale a pena contratar determinado redator. Lembrando que existem muitos profissionais no mercado, então se determinado redator não atende às suas necessidades, isso não significa que outro profissional também não atenderá. Portanto, encontrar o profissional perfeito para o seu negócio pode ser difícil. Por isso, o ideal é conversar com o redator, explicar suas necessidades e fazer uma experiência.
Contrate um redator freelancer agora!
Se você leu até aqui, já deve ter percebido que eu sou uma redatora freelancer. Eu atuo nesse mercado há mais de 4 anos, já produzi mais de 2.000 artigos, dentre outros tipos de conteúdos como ebooks, cartas de vendas, descrição de produtos, páginas de sites, entre outros.
Então se você precisa de ajuda com a produção de conteúdo para seu site, blog ou redes sociais, peça agora mesmo um orçamento! Estou pronta para te ajudar.
Kimberly Oliveira, redatora freelancer com mais de 7 anos de experiência, especializada na criação de conteúdos estratégicos e envolventes. Ao longo da minha trajetória, desenvolvi milhares de artigos e materiais para diversos nichos, sempre com o compromisso de entregar textos que impactam e geram resultados. Minha paixão por comunicar ideias de forma clara e persuasiva guia cada projeto, garantindo sempre qualidade e relevância.
Perfeito, nunca tive problemas com contratação de redatores. Pelo contrário, tive problemas com agências que cobraram o triplo de um redator e me venderam conteúdo de baixíssima qualidade, dá para acreditar nisso? Já salvei seu contato para alguns projetos que estou desengavetando.
Oi Mauro, que bom que gostou do conteúdo.
Pois é, já atendi clientes que foram lesados por diversas agências, algumas até bem conhecidas no mercado.
Aguardo seu contato para te ajudar nesses projetos. 😉